terça-feira, 14 de julho de 2009

Construtivismo pós-piagetiano

Enquanto o Empirismo tem como princípio básico a ideia do indivíduo ser uma “tabula rasa”, o Apriorismo por sua vez, defende a tese que nascemos com os conhecimentos embutidos em nossos genes, ou seja, o conhecimento é inato de cada indivíduo. Em contraposição ao empirismo e o apriorismo, o Construtivismo por sua vez traz como proposta o aprendizado onde o conhecimento é construído na interação do sujeito com os objetos, e através desta relação o sujeito desenvolve os conceitos.
Para Grossi o construtivismo por si só não produz os resultados esperados no aluando, pois para ela: “O construtivismo diz respeito especialmente aos aspectos lógicos das aprendizagens”. (Grossi, 1992, p.42). A aprendizagem permite mais três aspectos básicos. “São eles: o aspecto desejante, o aspecto social e o aspecto das linguagens”. (Grossi, 1992, p.42).
“Toda aprendizagem tem seu habitat no convívio com os outros. As aprendizagens repousam sobre um tripé: quem aprende, o que se aprende e o outro. (Grossi, 1992, p.4).
Para a autora é nesse tripé que se produz conhecimento, e este sempre
promovendo a transformação, o bem estar do outro. A isto ela denomina de Construtivismo Pós-Piagetiano.
“Partindo do gancho desejo-inteligência-construção-do-social, venho muito preocupada com a questão do que é construir um grupo. Porque, o construir e exercitar pensamento, inteligência, conhecimento, se dá, se faz em grupo”. (Madalena Freire,...p.162). Para Madalena Freire, é no grupo que se constrói conhecimento, pois a mesma argumenta que é nesse difícil processo de convivência, de relação inter-pessoal que aprendemos a conviver com as divergências, os conflitos e as diferenças. E nesse processo onde cada um aprende e ensina ao mesmo tempo e isto não se constrói em um período curto, demanda tempo. É na vivência e convivência do sujeito com o objeto e na interação destes que se promove o social. É essencial conhecer o outro para compreender. O educador terá muito maior possibilidade de sucesso em sua prática docente se a sua relação com o alunado não se limitar apenas ao âmbito da sala de aula. É primordial conhecer o aluno e perceber quais são os problemas que o afligem, conquistar sua confiança, para poder buscar juntamente com o mesmo e o grupo a solução do problema.

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